Entrar Assine

Notícia principal

Governador do Amazonas volta a falar em concurso público para a área da Segurança

Governador do Amazonas volta a falar em concurso público para a área da Segurança

Resumo: Governador Amazonino Mendes fala em concurso público para a área da segurança e em contratação para as Polícias Militar e Civil, e Bombeiros.


Amazonino Mendes em evento em Manaus

Amazonino Mendes no evento: vai ter concurso, sim
Foto:Clovis Miranda/SECOM

Depois da tempestade vem a bonança. Essa é a mensagem que o governador recém-eleito do Amazonas, Amazonino Mendes, parece querer passar. O estado, que teve problemas políticos e teve a chapa de seu antigo governador cassada, suspendeu os concursos públicos. Agora, com novo governador eleito, já se fala em novas contratações de servidores públicos.

Na sexta-feira, 6, durante reunião com a cúpula das forças estaduais de segurança pública, em Manaus, Amazonino Mendes declarou que pretende realizar concurso público para as Polícias Militar, Civil, e para o Corpo de Bombeiros.


Convocação de concurso de 2009

Para atenuar a defasagem de pessoal da Polícia Civil, ele prometeu convocar 300 candidatos aprovados no concurso realizado pela PC-AM, em 2009, para ingresso imediato. Esses candidatos haviam sido prejudicados na seleção por fraudes na prova de digitação, que foi anulada. No entanto, a Justiça assegurou o direito desses candidatos, que serão agora convocados. “Determinarei que eles sejam incorporados imediatamente. Precisamos de efetivo nas ruas”, disse o governador durante o evento. 

Sobre os concursos para área de segurança - e que já haviam sido prometido por seu antecessor, José Melo - , ele não deu mais detalhes, mas reforçou sua intenção de melhorar a situação das corporações envolvidas.

“Infelizmente, a situação é de caos. Caos absoluto! Um quadro assustador de falta de segurança. Vamos colocar os pingos nos ‘is’. Vou ser governador sério, honesto e decente. Vamos buscar a união. Vou respeitar os policiais, a corporação, as promoções, para que cada um se sinta orgulhoso desta importante profissão, tão importante para nossas famílias, para a sociedade”, disse.

Expectativa por concurso é antiga

A expectativa por novos concursos na área de Segurança Pública, com ênfase para contratação para o corpo de bombeiros, começou depois que o então governador José Melo falou sobre o assunto em 2015. Ele voltou a reafirmar seus esforços nesse sentido no começo de 2017, durante uma aula inaugural do curso de formação de cabos e sargentos da PM do Amazonas.

“Nós vamos fazer, ainda esse ano, um concurso público para a PM, PC e Corpo de Bombeiros. Os três comandos já estão analisando a quantidade de vagas necessárias”, disse ele na época.

Mas a crise econômica que assolou o país, e a crise política do estado, enterrou de vez a esperança de novas contratações.

"Por enquanto não há previsão de novos concursos públicos para as polícias civil e militar do Amazonas. Um concurso chegou a ser anunciado em 2015, mas a crise econômica que atingiu o país e o Amazonas prejudicou a realização do certame”, informou representante da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança do Amazonas à FOLHA DIRIGIDA em agosto desse ano. 

Concursos no Amazonas

Enquanto o estado volta a se organizar política e estruturalmente, os concursos públicos voltam a florescer no local. Além da promessa do governador para a área de Segurança Pública, o concurso para a Defensoria Pública do Estado já é uma promessa concreta. O defensor chefe do DPE-AM, Rafael Barbosa, declarou à FOLHA que já assinou contrato com a Fundação Carlos Chagas, para a realização do concurso, e que o edital deve estar pronto no final de outubro.

"Assinamos hoje (sexta-feira, 6/10) o contrato, e o edital deve ser lançado de 15 a 20 dias. O prazo inicial aumentou um pouco", disse Rafael à FOLHA DIRIGIDA fazendo menção ao prazo inicial estimado, que era de 10 a 15 dias da assinatura.


Como estudar para concurso público? Confira dicas e técnicas!

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações