Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Informática deve entrar no programa


É grande a expectativa pela inclusão da disciplina de Informática no concurso da Polícia Militar do Ceará (PM-CE) previsto para este ano. Pensando nisso, FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor Augusto César, 39 anos, e há 10 anos atua no Colégio e Curso Tiradentes. Apesar de o concurso anterior não ter cobrado Informática, há essa possibilidade agora, já que a seleção será organizada por outra banca, o Instituto AOCP.

Segundo o especialista, "vários cursinhos já têm incluído essa disciplina na preparação de seus alunos". Ele lembra que em 2014, no último concurso para Bombeiros do Ceará, cargo de soldado, foi cobrado Informática, sendo abordado os seguintes assuntos: noções de Windows; Word; Internet (navegadores e protocolos); Email; Backup e Segurança da informação.

Em geral, conforme diz o professor, os concursos sempre exploram mais questões de Sistema Operacional; Correio Eletrônico; LibreOffice (Writer e Calc); e Noções de Segurança, além dos pontos já citados, que também são importantes. Augusto ainda sugere que os candidatos procurem memorizar a função de atalhos de teclado dos programas, como funções básicas do Excel/Cal (soma, média, med, se, somase, cont.se), função de alguns protocolos (HTTP, HTTPS, FTP, SMTP) e, também, a guia ou menu, com os principais comandos e recursos dos aplicativos. "O AOCP costuma cobrar esse tipo de questão de Informática envolvendo esses assuntos", afirma.

Para itensificar os estudos, o especialista acredita que é importante se matricular em um curso preparatório ou pelo menos participar de algum grupo de estudo. Além disso, ter organização é fundamental: "Organize os horários para o estudo por disciplina, aumentando o tempo das disciplinas que for encontrando mais dificuldade". É eficaz, também, que o candidato resolva o maior número de questões de concursos anteriores, material de questões comentadas ou pelo menos gabaritadas. "Continuem focados nos estudos, pois esse edital deve estar próximo de ser publicado", finaliza.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações