Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

PC-RJ: Felipe Monteiro, 1º colocado no concurso anterior, mostra receita

Felipe é investigador da Polícia Civil do Rio


O segredo da aprovação no concurso para investigador da PC-RJ, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, é estudar antecipadamente e acreditar no sucesso. O conselho é do primeiro colocado na última seleção para o cargo, em 2005, Felipe Monteiro Marcelino, 36 anos.
 
Ele contou que não tinha o costume de estudar. Contudo, o desejo de mudar de vida fez com que dedicasse 95% de seu tempo à preparação.
 
"Se eu, que não tinha o costume de estudar e comecei do zero, consegui, qualquer um chega lá. Basta se dedicar", afirmou Felipe, que é formado em Direito e hoje é inspetor, por ter passado em outras seleções.
 
O policial, que ingressou como investigador na Polícia Civil em 2007, estudou durante um ano e meio antes de o edital sair. Isso, na visão dele, foi fundamental para conseguir a aprovação.
 
"Quem não faz isso é gênio ou já estava se preparando para outro concurso e só acrescentou algumas matérias. Tem que começar a estudar para ontem", alertou. Felipe contou que na sua rotina estudava, inicialmente, uma matéria por dia. Depois, passou a focar em duas disciplinas por dia. 
 
"Escolhia matérias semelhantes para cada dia, pois um conteúdo levava ao outro. Um exemplo era Direito Processual Penal e Direito Penal. Essas, estudava num mesmo dia. Foi uma preparação com oito, dez horas diárias de estudo. Levei muito a sério, pois estava numa condição de trabalho que não estava satisfeito, e realmente queria muito. Isso talvez me ajudou. Foi uma dedicação de 95% da minha vida. Para os outros 5%, fazia as demais atividades", lembrou.
 
Uma das dificuldades dos atuais pré-candidatos é o fato de o programa do concurso anterior estar desatualizado (pois foi elaborado há mais de dez anos). Felipe disse que também teve esse problema, e contou de que forma o superou.

Método de estudo 

 

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações