Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Magé-RJ começará preparativos do concurso Guarda Municipal 2018

Resumo: A Prefeitura de Magé prepara novo concurso público para guardas municipais. Edital pode ser publicado em 2018.


Integrando as oito cidades do estado do Rio de Janeiro que planejam novos concursos para guarda municipal está a Prefeitura de Magé, localizada na Região Metropolitana. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o prefeito Rafael Tubarão comentou que o concurso para novos membros da corporação é uma das prioridades da Administração do município.
 
"O cargo de guarda municipal está em pauta. Esta é uma das prioridades para o bom funcionamento da cidade", afirmou o prefeito, que também reveleu que o cargo de fiscal de arrecadação também pode ser contemplado em novo concurso.
 
A informação também foi confirmada pelo representante de Magé, Weberson Reis, durante o primeiro encontro de Guardas Municipais do Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 1º de dezembro. 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Concurso Guarda de Magé é exigência desde 2011

O servidor explicou que o concurso deve ser discutido a partir do ano que vem, preferencialmente, em janeiro. Isso porque, em 2011, o Ministério Público expediu um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), solicitando que a Guarda Municipal de Magé substituísse os comissionados por servidores concursados.
 
 
O último concurso para guardas do município, realizado em 2012, não conseguiu atingir a solicitação do MP e já teve sua validade expirada. Sendo assim, Reis aponta que uma nova seleção precisa ser realizada o mais breve possível.
 
Weberson Reis representou a guarda
municipal de Magé em evento
(Foto: Mateus Carvalho)
No entanto, o número de vagas que serão oferecidas ainda não foi divulgado. Para que isso ocorra, a prefeitura deve analisar uma série de fatores burocráticos, como o planejamento orçamentário, sobretudo no que se refere à folha de pagamento dos novos funcionários.
 
 
"É importante, como toda a instituição, realizar novos concursos públicos para aumentar ou preencher o efetivo e sustentar o quadro. Infelizmente não dá para estimar se agora será oferecido no próximo concurso o total para cumprir a exigência de 2011", explica Reis, dizendo que hoje a guarda tem cerca de 60 servidores efetivos.

Última seleção ofereceu 20 vagas para guardas

Em 2012, o edital do último concurso para guarda municipal de Magé foi publicado. No total, foram oferecidas  20 vagas para o cargo. Para se candidatar era preciso ter nível fundamental completo e permissão provisória para conduzir veículos. Os salários base da época eram de R$675 para jornada de 40 horas semanais.
 
Os candidatos foram submetidos a prova objetiva e teste de aptidão física. Os aprovados ainda passaram pelo curso de formação para ingresso na carreira. As provas objetivas foram compostas por 30 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Específicos.

O Especialista comenta sobre concursos para Guardas-RJ

Além de Magé, outros municípios no estado do Rio de Janeiro também estão preparando novos concursos para Guardas Municipais. Confira a situação das guardas e as que têm concurso previsto:
 
 
O Especialista da FOLHA DIRIGIDA, Alexandre Prado, comenta sobre as seleções previstas. Assista:
Por: Bruna Somma - [email protected]

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações