Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Oferta de 100 vagas de agente penitenciário


Começam na segunda-feira, 22 de fevereiro, as inscrições do concurso para agente penitenciário da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap-MA). A seleção oferece 100 vagas na carreira, que exige o nível superior em qualquer área, além de carteira de habilitação categoria "b".
 
O vencimento inicial do cargo é de R$3.283,56 para carga horária de 40 horas por semana. A lotação poderá ser escolhida conforme a ordem de classificação. A contratação será pelo regime estatutário, garantindo a estabilidade. A validade da seleção será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, o que permitirá a pasta contratar ainda mais aprovados do que o número inicial de vagas, utilizando-se do cadastro de reserva.
 
Os interessados poderão se inscrever a partir das 10 horas do dia 22 de fevereiro até o dia 20 de março. Para tanto, deverão preencher o formulário disponível no site da Funcab, organizadora e, posteriormente, imprimir e quitar o boleto referente a taxa, no valor de R$150. Candidatos de família de baixa renda que estiverem inscritos no CadÚnico do Governo Federal poderão solicitar a isenção, entre os dias 22 e 24 de fevereiro. A ficha também está disponível no site da banca.
 
A primeira etapa será de provas escritas, realizada no dia 24 de abril, nos municípios de São Luís, Imperatriz, Caxias e Bacabal. A organizadora irá divulgar os locais de prova no dia 18 de abril. O exame terá questões objetivas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Quantitativo, Noções de Informática, Noções de Administração, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Lei de Execuções Penais, além de prova discursiva. A seleção ainda prevê testes de aptidão física, psicotécnico, exames médico e odontológico e, por fim, um curso de formação e investigação social.
 
Interessados devem começar a preparação para o teste físico
Os aprovados da prova discursiva, segunda etapa do concurso para agente penitenciário da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap-MA) ainda passarão por outras fases. A primeira delas será de teste de aptidão física, cuja convocação está prevista para o dia 28 de junho. O exame tem por objetivo avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato, requisitos considerados indispensáveis para o exercício da função. A etapa deverá acontecer entre os dias 7 a 10 de julho, de acordo com o grupo chamado.
 
O participante deverá se apresentar munido de atestado médico, emitido com, no máximo, 30 dias de antecedência, permitindo a realização do teste de esforço físico. Quem faltar ou for considerado inapto estará eliminado do concurso.
 
Serão quatro testes: salto em altura, salto em distância, flexões abdominais e corrida aeróbica. No primeiro, o candidato terá duas tentativas para saltar 1,10m (homens de 18 a 33 anos), 1m (homens acima de 33 anos), 0,90m (mulheres de 18 a 33 anos) ou 0,80 (mulheres acima de 33 anos. Já no salto em distância, a marca mínima é 3m para homens de 18 a 33 anos, e 2,70m para os acima dos 33 anos. Para mulheres, 2,50 para as de 18 a 33 anos e 2,20m para as acima de 33. Na terceira prova, de flexões abdominais, as marcas variam entre diversas faixas etárias, de 30 a 16 por minuto para homens, e de 12 a 24 por minuto para mulheres. Por fim, o último teste é o de corrida aeróbica. Os participantes terão 12 minutos para cumprirem a distância, que varia de acordo com a faixa etária: de 1.500m a 2.400m para homens e de 1.100m a 1.900m para mulheres.
 
O resultado preliminar da etapa será divulgado no dia 15 de julho, com pedido de revisão podendo ser feito nos dias 18 e 19 seguintes. O resultado final da fase, bem como a convocação para a etapa seguinte, de teste psicotécnico, estão marcados para o dia 25 de julho.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações