Entrar Assine

Notícia principal

Concurso STM 2017: edital sai em setembro; conheça o órgão!

Concurso STM 2017: edital sai em setembro; conheça o órgão!


O edital do Concurso STM 2017 será publicado em meados de setembro. Foi o que confirmou o setor de comunicação do Superior Tribunal Militar nesta quarta-feira, 9. Embora os preparativos do concurso estejam bem avançados, o cronograma ainda não foi definido. E enquanto o documento não é publicado, você tem um tempo maior para - além de estudar - conhecer o órgão. E a FOLHA DIRIGIDA vai te ajudar nessa missão.
 
O STM agora planeja divulgar o edital no próximo mês. Espera-se que o prazo não seja adiado novamente, pois o tribunal oficializou, no dia 1º de agosto, o Cespe/UnB como organizador, conforme já havia sido adiantado pela FOLHA DIRIGIDA.

Concurso STM 2017: 42 cargos vagos

A intenção do orgão era de aplicar as provas do concurso ainda este ano. Como naquela época o edital era previsto para julho, nesse cenário se fossem respeitados os 60 dias que costumam ser tirados como base também pelo judiciário, os exames ocorreriam em 2017. No entanto, com o atraso na publicação do edital, agora é possível que as avaliações ocorram no próximo ano, pois não é comum os órgãos aplicarem provas na segunda quinzena de dezembro.
 
É seu sonho seguir em carreiras tribunais? Então temos a solução perfeita para você se preparar, confira!
 
O STM conta com cerca de 42 cargos vagos em seu quadro de pessoal, todos originados de aposentadorias. Esse deverá ser o quantitativo a ser ofertado no Concurso STM 2017. Desse total, o grande destaque é o técnico administrativo, com 27 vagas ociosas.
 
Também já foram confirmados os locais de provas e cidades de lotação do novo concurso. Além disso, os interessados que se preparam já sabem que serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Saiba mais sobre o STM

Está se preparando para o concurso do STM? Bom, você já deve ter estudado, lido diversas notícias, assistido a videoaulas de professores e especialistas, com dicas e orientações... Mas já parou para pesquisar sobre o seu possível futuro local de trabalho?
 
Você sabe qual é a finalidade do STM? Para que serve, como é dividido e como surgiu, entre outras curiosidades? Lembra daquela dica que sempre antes de uma entrevista de emprego é preciso conhecer a empresa? Isso também se aplica para você, concurseiro. Fica ligado nessas orientações rápidas.
 
Sede do STM, em Brasília
Sede do Superior Tribunal Militar fica em Brasília
A Justiça Militar da União é considerada a mais antiga do país. Seu principal papel é julgar os crimes previstos no Código Penal Militar (CPM). Manter em ordem os pilares básicos das Forças Armadas brasileiras também é um dos deveres desta Justiça especializada. Além disso, ela busca manter disciplinados homens e mulheres que integram Marinha, Exército ou Aeronáutica.
 
A dúvida de muitos é se o STM julga os policiais militares. A resposta é: não! O Superior Tribunal Militar julga os crimes militares cometidos no âmbito das Forças Armadas ou então por civis, que vão contra a Administração Militar federal.
 
O órgão é composto por 15 ministros, dos quais dez são militares e cinco civis. Os tribunais de primeira instância são chamados de auditorias militares. No país, atualmente há 19 auditorias, ordenadas em 12 Circunscrições Judiciárias Militares.

Rio e Espiríto Santo formam a 1º CJM

Foi em 1946 que consagrou-se o atual nome Superior Tribunal Militar (STM), que é considerado também como uma testemunha da história brasileira, já que através de arquivos e processos é possível revisitar diversos fatos históricos. O Rio de Janeiro, junto com o Espírito Santo, faz parte da 1ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM), composta por uma Diretoria do Foro e quatro auditorias. No Rio, as auditorias ficam localizadas na Praia Belo Jardim, Ilha do Governador.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações