Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso TCM-BA: confira dicas quentes de Língua Portuguesa

Concurso TCM-BA: confira dicas quentes de Língua Portuguesa

Provas serão aplicadas em abril


Você está se preparando para as provas do concurso para o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), que oferta dez vagas para a carreira de auditor e tem remuneração inicial de R$11.317,17? Então saiba que a FOLHA DIRIGIDA, em parceria com o Portal Silvio Sande, irá te ajudar nessa preparação com dicas para a disciplina de Língua Portuguesa. As informações quentíssimas são do professor Pedro Henrique Gomes.

Entrada do TCM-BA
Confira as dicas de Português para o concurso TCM-BA
(Foto: Divulgação)

Das dez vagas oferecidas pelo TCM-BA, oito são para o cargo de auditor estadual de controle externo, que exige graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Informática, Direito ou Economia. Há também duas vagas para o cargo de auditor estadual de infraestrutura de nível superior nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura. 

As inscrições para o concurso continuam abertas até o dia 19 de fevereiro no site do Cebraspe. As provas serão aplicadas no dia 8 de abril. Curtiu? Então bora focar nessa preparação com dicas de Português.

Botão de inscrição
 
Veja comentários sobre o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia


CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Resultado de imagem para circle iconTópicos da disciplina de Língua Portuguesa

Para o professor Pedro Henrique, é importante que o candidato tenha em mente que a disciplina de Português corresponde a, no mínimo, 25% do total de pontos da prova. 
Ele destaca que os principais assuntos cobrados pela banca Cebraspe são os aspectos gramaticais envolvendo verbos, conjunções e preposições. Por isso, o essencial que o candidato fique atento ao uso desses elementos, sobretudo em relação ao sentido dentro de uma frase. 

Resultado de imagem para circle iconProfessor classifica a banca Cebraspe como:  

Fácil 
Intermediário
Muito difícil 
Diferente
Questionado sobre como o Cebraspe costuma avaliar as provas de Língua Portuguesa, o professor explica que apesar da banca ter uma fama de ser difícil, ele a considera apenas diferente. Ele destaca que, como toda banca, o Cebraspe possui suas "pegadinhas próprias". Contudo, se o candidato estudar resolvendo provas anteriores, perceberá que a banca é mais simples do que parece.

Resultado de imagem para circle iconComo estudar Português?

Segundo o professor Pedro Henrique, o percentual é muito importante, pois a Língua Portuguesa acaba tendo um peso muito importante na média final. Por isso, na opinião dele, a melhor maneira de conseguir um bom resultado nessa disciplina é: 

- Fazer um estudo teórico de cada tópico gramatical, lendo uma gramática bem objetiva.

- Resolver alguns exercícios de fixação.

- Resolver o máximo de questões de provas anteriores.

- Estudar a parte de interpretação de textos com um livro que mostre a resolução de diversas questões de provas anteriores.

O professor é autor do livro "Interpretação de Textos e Semânticas para Concursos", (Editora IMPETUS) e o indicou para os candidatos estudarem. Além desse livro, Pedro Henrique também indica o livro "Gramática para Concursos e Vestibulares", do professor Nilson Teixeira de Almeida.

Resultado de imagem para circle iconVeja o que os candidatos mais erram

De acordo com o professor, geralmente os candidatos não sabem analisar o enunciado, que é o comando da questão. Isso faz com que os candidatos cometam deslizes decisivos para um bom resultado.

Pedro Henrique destaca que se tratanto da banca em questão, é importante que o candidato fique muito atento com o jogo de palavras de cada enunciado.

Resultado de imagem para circle iconComo se preparar para a discursiva

Os candidatos que concorrem a uma das vagas para o TCM-BA também passarão por prova discursiva. Perguntando como eles devem se preparar para essa etapa, o professor Pedro Henrique lembra que a melhor maneira de se aprender a escrever é escrevendo. 

"Sugiro que o candidato busque questões discursivas de provas anteriores e faça um treinamento bem regular, ou seja, o ideal é produzir, no mínimo, um texto por semana e contratar um serviço de correção para que observe os pontos nos quais pode melhorar", comenta.

Por fim, ele também destaca que não adiantar treinar redação sem que haja uma correção de um professor. Para ele, é a mesma coisa que treinar uma questão objetiva sem ter o gabarito.

TCM-BA: veja mais prepação!

Curtiu as dicas de Língua Portuguesa? Já começou a colocar em prática? E sobre a disciplina de Orçamento Público? Por saiba que FOLHA DIRIGIDA também já elaborou material sobre o assunto com direito a simulado on line! Gostou? Então clique e confira já o nosso conteúdo!


Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações