Entrar Assine

Notícia principal

Controle Externo: professor destaca principais assuntos


Os preparativos para as provas objetivas e discursivas do concurso para técnico de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) aumentam com a proximidade da data dos exames, marcados para 9 de agosto. E entre as disciplinas cobradas nas avaliações está a de Controle Externo, que, segundo o professor da matéria Marcus Silva, terá um peso ainda maior nesse concurso, além de ser um conteúdo inerente à profissão.
 
Segundo Marcus, em comparação ao edital do concurso anterior, em 2012, o conteúdo é o mesmo. "O programa demanda conhecimento da parte teórica e dos conceitos de controle, principalmente os atinentes aos artigos de maior destaque na Constituição Federal de 1988: artigos 70 a 75", avalia o professor. Além disso, ele considera importante o estudo da Lei Orgânica e do Regimento Interno do TCU.

Para o professor, Controle Externo "é uma das matérias que definem a classificação do candidato", já que pode ser cobrada nas provas discursivas, tanto nas questões quanto no contexto da peça de natureza técnica. "O peso da matéria é enorme em relação às demais", afirma ele, que acredita em 15 questões sobre a disciplina na prova objetiva de Conhecimentos Específicos, com 50 itens.

"As questões nem sempre são diretas, exigindo do candidato o conhecimento das normas e sua aplicação a casos concretos", destaca o professor. Ele indica outras provas aplicadas pelo Cespe/UnB, para o TCDF, TCE-PB e TCE-RO, como boas fontes para treinar a disciplina, assim como seus dois livros, um sobre teoria e questões propostas, e o outro com questões comentadas.

Além de professor, Marcus Silva atua na preparação e planejamento de estudos para concurso público, e tem uma fanpage no Facebook com seu nome. "A principal dica é estudar com equilíbrio, ter bom planejamento de estudos", comenta Marcus. Segundo ele, fazer resumo dos principais pontos, realizar exercícios e revisá-los a partir da quinzena anterior à prova são essenciais para dar tranquilidade.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações