Notícia principal

Concurso do TRF-RJ/ES: saiba como preparar-se para o estudo de caso

Concurso do TRF-RJ/ES: saiba como preparar-se para o estudo de caso


 
Dos 204.454 candidatos do concurso 2016 do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-RJ/ES), 56.332 farão, além da prova objetiva, um estudo de caso, nos dias 5 ou 12 de março. Mas, o que seria essa segunda avaliação? De acordo com o especialista em concursos Carlos Eduardo Guerra, do Concurso Virtual, o estudo de caso nada mais é do que um tipo de prova discursiva, cuja resposta deve ser técnica, seguindo a estrutura de uma redação.
 
Leia Mais
"A banca sugere uma situação jurídica para que o candidato dê uma opinião também jurídica. É uma prova discursiva, onde valerá o conhecimento específico. Mas é preciso responder usando técnicas de redação, principalmente a argumentação. Estruturar o texto com introdução, desenvolvimento e conclusão é crucial", orientou. O tema varia, segundo o especialista, podendo ser notada a interdisciplinaridade. 
 
"As matérias que costumam ser cobradas num estudo de caso são Direito Processual Civil e Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo. A interdisciplinaridade, ou seja, expor um caso que exija do candidato o conhecimento de mais de uma disciplina em uma questão, é comum", assinalou Guerra.

Confira mais dicas do especialista, com Infográfico

 
 
Por: Gustavo Portella - [email protected]

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações