Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso TRT-SP 2017 está autorizado para níveis médio e superior

Concurso TRT-SP 2017 está autorizado para níveis médio e superior

Resumo: O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT2) teve concurso autorizado em sessão administrativa. Vagas nos níveis médio e superior.


Matéria atualizada em 14 de novembro, às 11h55
 
Foi autorizado na tarde desta segunda-feira, 13, em sessão administrativa do Órgão Especial, o concurso TRT-SP 2018. A seleção será para preencher os cargos de técnico judiciário, analista judiciário e oficial de justiça para o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) . Durante a sessão foi decidido que será realizado um estudo para definir o número de vagas a serem oferecidas.
 
 
TRT-SP
TRT-SP tem concurso autorizado (Foto: Divulgação)
 
O concurso para o TRT2 já havia sido pauta em sessão administrativa no mês de setembro, porém foi adiada. O tribunal também já havia divulgado que estava escolhendo banca organizadora para realizar cursos para servidores chamado de "Concursos Públicos e Elaboração de Editais".
 
Os cargos são de níveis médio/técnico e superior com salários iniciais de R$7.260,41 e R$13.064,99, respectivamente. Os aprovados ainda poderão receber benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, assistência pré-escolar e assistência médica e odontológica.
 

Último concurso TRT-SP foi em 2013

O último concurso do TRT da 2ª Região foi realizado em 2013 pela Fundação Carlos Chagas. Na época foram oferecidas 329 vagas para diversos cargos, desse total 230 para técnico e 99 para analista. A jornada de trabalho é de 40 horais semanais. A seleção consistiu de provas objetivas, redação, prática de capacidade física e prática de direção veicular.
Baixe o edital do concurso do TRT-SP de 2013
 
Baixe o edital do último concurso
O exame objetivo foi composto de 60 questões, para ambos os cargos, distribuídas nas disciplinas de Conhecimentos Gerais e Específicos. Os candidatos tiveram de realizar a prova em três horas, exceto os concorrentes a analista que realizaram no mesmo dia a redação.

Tabela com a distribuição das provas e disciplinas por cargo*

Cargos Provas Disciplinas
Analista Judiciário para todas as áreas Objetiva

Conhecimentos Gerais

-Português

- Raciocínio Lógico

Conhecimentos Específicos

 

Discursiva   Redação
Técnico Judiciário – Área Administrativa Objetiva 

Conhecimentos Gerais

-Português

- Raciocínio Lógico

Conhecimentos Específicos

Discursiva  Redação
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação e Enfermagem Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Português

- Raciocínio Lógico

Conhecimentos Específicos

Técnico Judiciário, área Administrativa com especialidade em Segurança

Objetiva

Conhecimentos Gerais

- Português

- Raciocínio Lógico

Conhecimentos Específicos

Prática de Aptidão Física  Corrida de 12 minutos com desempenho mínimo de 2.000 metros para homens e 1.600 metros para mulheres.
Prática de Direção Veicular Dirigir veículos leves e/ou pesados, transportando cargas e/ou passageiros, de acordo com itinerário preestabelecido; responder pela segurança da carga e dos passageiros; verificar as condições de conservação e manutenção do veículo sob sua responsabilidade; realizar percursos na cidade e/ou na estrada; estacionar (baliza)
 
*Tabela retificada a partir do edital de 2013 e não de 2008 
 
Todas as fases do concursos foram de caráter classificatório e eliminatório, exceto as provas prática de capacidade física e prática de direção veicular. O orgão ainda tem seleção em validade, que já foi prorrogado, até junho e julho de 2018, de acordo com o cargo. 
 
O TRT da 2ª Região tem tradição em convocar muitos aprovados. Somente neste concurso já foram nomeados 1.574 servidores, mais que o dobro do quantitativo inicial oferecido. O cargo de técnico judicial foi o que teve o maior número de nomeações com 1.013 servidores, enquanto para analista judiciário já foram chamados 561 aprovados.
 

Conteúdo programático do concurso de 2013

Conhecimentos Gerais

PORTUGUÊS (todos os cargos)
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Conjunção. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Flexão nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação: confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Intelecção de texto.
 
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO (para todos os cargos)
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Conhecimentos Específicos

Analista Judiciário na área administrativa

Constituição: princípios fundamentais. Da aplicabilidade das normas constitucionais: normas de eficácia plena, contida e limitada; normas programáticas. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos; dos direitos sociais; dos direitos de nacionalidade; dos direitos políticos. Da organização político-administrativa: das competências da União, Estados e Municípios. Da Administração Pública: disposições gerais; dos servidores públicos. Do Poder Executivo: das atribuições e responsabilidades do Presidente da República. Do Poder Legislativo: da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Do Poder Judiciário: disposições gerais; do Supremo Tribunal Federal; do Superior Tribunal de Justiça; dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais; dos Tribunais e Juízes do Trabalho. Das funções essenciais à Justiça: do Ministério Público; da Advocacia Pública; da Advocacia e da Defensoria Pública. 
 
Administração pública: princípios básicos. Poderes administrativos: poder hierárquico e poder disciplinar. Serviços Públicos: conceito e princípios. Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação; discricionariedade e vinculação. Licitações e Contratos administrativos: Lei nº 8.666/93: Conceito, finalidade, princípios, objeto, obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedações, modalidades, procedimentos, anulação e revogação, sanções, pregão presencial e eletrônico, sistema de registro de preços. Lei nº 10.520/2002. Características do contrato administrativo. Formalização e fiscalização do contrato. Aspectos orçamentários e financeiros da execução do contrato. Sanção administrativa. Equilíbrio econômico-financeiro. Garantia contratual. Alteração do objeto. Prorrogação do prazo de vigência e de execução. Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005. Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013. Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos. Lei nº 8.112/90 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União: Das disposições preliminares; Do provimento, Da vacância, Da remoção, Da redistribuição e Da substituição. Dos direitos e vantagens: do vencimento e da remuneração; das vantagens; das férias; das licenças; dos afastamentos; do direito de petição. Do regime disciplinar: dos deveres e proibições; da acumulação; das responsabilidades; das penalidades. Processo administrativo (Lei nº 9.784/99): das disposições gerais; dos direitos e deveres dos administrados. Lei nº 8.429/92: das disposições gerais; dos atos de improbidade administrativa. 
 
Direito do Trabalho: 
Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores. Da relação de trabalho e da relação de emprego: requisitos e distinção. Dos sujeitos do contrato de trabalho stricto sensu: do empregado e do empregador: conceito e caracterização; dos poderes do empregador no contrato de trabalho. Do grupo econômico: da sucessão de empregadores; da responsabilidade solidária. Do contrato individual de trabalho: conceito, classificação e características. Da alteração do contrato de trabalho: alteração unilateral e bilateral; o jus variandi. Da suspensão e interrupção do contrato de trabalho: caracterização e distinção. Da rescisão do contrato de trabalho: das justas causas; da despedida indireta; da dispensa arbitrária; da culpa recíproca; da indenização. Do aviso prévio. Da duração do trabalho; da jornada de trabalho; dos períodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentação; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinário. Do salário-mínimo: irredutibilidade e garantia. Das férias: do direito a férias e da sua duração; da concessão e da época das férias; da remuneração e do abono de férias. Do salário e da remuneração: conceito e distinções; composição do salário; modalidades de salário; formas e meios de pagamento do salário; 13.º salário. Da prescrição e decadência. Da segurança e medicina no trabalho: das atividades perigosas ou insalubres. Da proteção ao trabalho do menor. Da proteção ao trabalho da mulher: da estabilidade da gestante; da licença-maternidade. Do Direito Coletivo do Trabalho: das convenções e acordos coletivos de trabalho. Das comissões de Conciliação Prévia. Da renúncia e transação.
 
Direito Processual do Trabalho: 
Da Justiça do Trabalho: organização e competência. Das Varas do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho: jurisdição e competência. Dos serviços auxiliares da Justiça do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho; dos distribuidores. Do processo judiciário do trabalho: princípios gerais do processo trabalhista (aplicação subsidiária do CPC). Dos atos, termos e prazos processuais. Da distribuição. Das custas e emolumentos. Das partes e procuradores: do jus postulandi; da substituição e representação processuais; da assistência judiciária; dos honorários de advogado. Das exceções. Das audiências: de conciliação, de instrução e de julgamento; da notificação das partes; do arquivamento do processo; da revelia e confissão. Das provas. Dos dissídios individuais: da forma de reclamação e notificação; da legitimidade para ajuizar. Do procedimento ordinário e sumaríssimo Dos recursos no Processo do Trabalho. Da execução: da citação; do depósito da condenação e da nomeação de bens; do mandado e penhora; dos bens penhoráveis e impenhoráveis; da impenhorabilidade do bem de família (Lei nº 8.009/90 e alterações posteriores). Dos embargos à execução. Da praça e leilão; da arrematação; da remição; das custas na execução. Dos recursos no Processo do Trabalho. Processo Judicial Eletrônico – PJE. Lei nº 11.419/2006; Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001; Resolução nº 94, de 23/03/2012, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. 
 
Noções de Administração geral e pública: 
A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. Excelência nos serviços públicos. Excelência na gestão dos serviços públicos. Gestão de Pessoas. Conceitos e práticas de RH relativas ao servidor público. Planejamento estratégico de RH. Gestão do desempenho. Comportamento, clima e cultura organizacional. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Qualidade de vida no trabalho. Características das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Liderança, motivação e satisfação no trabalho.  Recrutamento e seleção de pessoas.  Análise e descrição de cargos. Educação, Treinamento e Desenvolvimento  Educação corporativa. Educação à distância.  Planejamento, desenvolvimento e objetivos do ensino.  Avaliação. Gestão Organizacional Planejamento Estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões-chave em estratégia. Processos associados: formação de estratégia, análise, formulação, formalização, decisão e implementação.  Metas estratégicas e resultados pretendidos.  Indicadores de desempenho.  Ferramentas de análise de cenário interno e externo.  Balanced scorecard.  Modelagem organizacional: conceitos básicos.  Identificação e delimitação de processos de negócio. Técnicas de mapeamento, análise, simulação e modelagem de processos. Construção e mensuração de indicadores de processos.  Gestão de projetos: planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento. Escritório de Projetos. Gestão de risco. A organização e o processo decisório. O processo racional de solução de problemas. Fatores que afetam a decisão. Tipos de decisões.  Processo de mudança: mudança organizacional, forças internas e externas. O papel do agente e métodos de mudança.
 
Noções de Orçamento Público: 
Orçamento Público: conceitos. Princípios orçamentários. Orçamento-Programa: conceitos e objetivos. Orçamento na Constituição Federal. Proposta orçamentária: Elaboração, discussão, votação e aprovação. Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA. Lei nº 4.320/64: da Lei de Orçamento; da receita; da Despesa; dos Créditos Adicionais; da execução do Orçamento. Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal): do Planejamento; da Despesa Pública; da Transparência, Controle e Fiscalização.
 
Noções de Administração de recursos materiais:
Introdução à Administração de Material e Patrimônio: conceituação de material e patrimônio; o patrimônio das empresas e órgãos públicos: o patrimônio imobiliário; o patrimônio mobiliário; atividades básicas da administração de material e patrimônio; o controle dos materiais e do patrimônio; a movimentação do patrimônio. Sistema Patrimonial: Previsão e controle de estoque; as compras nas Organizações: Aquisição dos materiais e do patrimônio; arquivamento, recebimento, proteção, conservação e distribuição, classificação, padronização, codificação e inventário; análise do valor e alienação; estoques: planejamento, processos e políticas de administração de estoques; determinação de níveis de estoque, tempo de ressuprimento e estoques de segurança; avaliação de estoques – métodos; inventário de material. Almoxarifado: funções, princípios e objetivos; controle, registro, conservação e recuperação de material; técnicas de armazenamento; utilização de espaço; segurança

Técnico Judiciário na área Administrativa

 
Noções de Direito do Trabalho:
Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores – direitos sociais. Da relação de trabalho e da relação de emprego: requisitos e distinção. Dos sujeitos do contrato de trabalho stricto sensu: do empregado e do empregador: conceito e caracterização; dos poderes do empregador no contrato de trabalho. Do contrato individual de trabalho: conceito, classificação e características. Da alteração do contrato de trabalho: alteração unilateral e bilateral; o jus variandi. Da suspensão e interrupção do contrato de trabalho: caracterização e distinção. Da rescisão do contrato de trabalho: das justas causas; da despedida indireta; da dispensa arbitrária; da culpa recíproca; da indenização. Do aviso prévio.  Da duração do trabalho; da jornada de trabalho; dos períodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentação; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinário.  Do salário-mínimo: irredutibilidade e garantia.  Das férias: do direito a férias e da sua duração; da concessão e da época das férias; da remuneração e do abono de férias.  Do salário e da remuneração: conceito e distinções; composição do salário; modalidades de salário; formas e meios de pagamento do salário; 13º salário. Da prescrição e decadência.  Da segurança e medicina no trabalho: das atividades insalubres ou perigosas.  Da proteção ao trabalho do menor. Da proteção ao trabalho da mulher: da estabilidade da gestante; da licença-maternidade.  Do Direito Coletivo do Trabalho: das convenções e acordos coletivos de trabalho. Das comissões de Conciliação Prévia
 
Noções de Direito Processual do Trabalho: 
Da Justiça do Trabalho: organização e competência. Das Varas do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho: jurisdição e competência. Dos serviços auxiliares da Justiça do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho; dos distribuidores. Do processo judiciário do trabalho: princípios gerais do processo trabalhista (aplicação subsidiária do CPC). Dos atos, termos e prazos processuais. Da distribuição. Das custas e emolumentos. Das partes e procuradores: do jus postulandi; da substituição e representação processuais; da assistência judiciária; dos honorários de advogado.  Das exceções.  Das audiências: de conciliação, de instrução e de julgamento; da notificação das partes; do arquivamento do processo; da revelia e confissão.  Das provas. Dos dissídios individuais: da forma de reclamação e notificação; da legitimidade para ajuizar. Do procedimento ordinário e sumaríssimo. Da sentença e da coisa julgada: da liquidação da sentença: por cálculo, por artigos e por arbitramento. Da execução: da citação; do depósito da condenação e da nomeação de bens; do mandado e penhora; dos bens penhoráveis e impenhoráveis; da impenhorabilidade do bem de família (Lei nº 8.009/90 e alterações posteriores).  Dos embargos à execução. Da praça e leilão; da arrematação; da remição; das custas na execução. Dos recursos no Processo do Trabalho. 19. Informatização do Processo Judicial (Lei nº 11.419/2006).
 
Noções de Gestão Pública:
Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. Gestão Estratégica: excelência nos serviços públicos, Gestão estratégica do Poder Judiciário brasileiro, ferramentas de análise para gestão e planejamento estratégico, tático e operacional; Balanced scorecard, estratégias, indicadores de gestão, gestão de projetos, gestão por competências. Governança e governabilidade: administração gerencial; gestão pública. eficiente, eficaz e efetiva; PDCA, monitoramento e avaliação. Processo de Planejamento na Administração Pública: princípios da administração pública, princípios gerais da administração; Sistema de gestão pública: ética no serviço, gestão de processos. Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos, simplificação de rotina de trabalho. Resolução 70 do Conselho Nacional de Justiça. Resolução 49 do Conselho Nacional de Justiça.

Prepare-se para o concurso TRT2 com vídeos 

PLAYLIST

Reprodução automática

Notícias

Concurso TRT-SC - Língua Portuguesa - Figuras de Linguagem

Duração: 01h51

218 exibições

Disciplina: Disciplina

Professore(s):

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR




CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE

PLAYLIST

Reprodução automática

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR




ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR




ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR



Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações