Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso TRT-SP: conheça a carreira de analista judiciário

Concurso TRT-SP: conheça a carreira de analista judiciário

Resumo: Você sabe quais são as atribuições, benefícios e como funciona o plano de carreira dos analistas administrativos do TRT-SP?


Nesta segunda-feira, 13, concurseiros focados nos tribunais tiveram um motivo para comemorar. Isso aconteceu porque o novo concurso TRT-SP foi autorizado dutante a sessão administrativa do Órgão Especial. 
 
Dessa forma, o órgão já está se preparando para estabelecer a comissão do próximo concurso para técnicos e analistas judiciários, que exigem os níveis médio e superior, respectivamente.
 
Mas você sabe quais são as funções e atribuições de um analista judiciário da área administrativa do TRT-SP?

O que faz um analista administrativo do TRT-SP?

Para descobrir, a reportagem da FOLHA DIRIGIDA conversou com Gizélia de Deus, que está no cargo há seis anos, lotada em uma das secretarias das varas de São Paulo. Ela explica que a maioria dos analistas da área atua no setor administrativo do tribunal. No entanto, sua função está ligada à atividade fim, na prestação jurisdicional.
 
Gizélia analisa os processos e atos processuais ordinatórios e auxílio ao juízo. "Dentre as minhas atribuições estão as especificadas no edital do concurso como atender ao público interno e externo; redigir, digitar, conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade", detalha.
 
Gizélia de Deus é analista judicária do TRT
SP, da 2ª Região (Foto: Divulgação)
No entanto, o TRT da 2ª Região é o Tribunal Regional que acumula o maior volume processual do país e, segundo Gizélia, não há um número de servidores nomeados para atender tal demanda nas varas. "Assim, há grande cobrança e pressão de produtividade em cima dos servidores", reconhece.

Servidores do TRT-SP têm direito a série de benefícios

O TRT-SP concede uma série de benefícios aos seus funcionários, como auxílio-alimentação, saúde e assistência odontológica. Além disso, ainda existem os auxílios transporte e pré-escolar, que são concedidos seguindo critérios específicos.
 
A servidora explica que, assim como todos os tribunais, o TRT da 2ª Região também apresenta plano de carreira. "Atualmente nós ingressamos no nível 1 e vamos progredindo a cada ano com um aumento de até chegar ao nível 13, que é o teto", comenta.

Gizélia foi aprovada em 2008, mas só foi nomeada três anos depois

A analista prestou concurso para o TRT da 2ª Região em 2008, mas só foi nomeada em 2011. Isso reafirma o costume do tribunal de convocar muitos aprovados, inclusive em cadastro de reserva.
 
"Ao longo dos anos e dentro do prazo de validade do concurso, o tribunal foi nomeando servidores à medida que abria vaga", explica.
 
O concurso de 2008 de analista administrativo foi apenas para cadastro de reserva, porém nomeou 348 aprovados, sendo 15 da reserva para deficientes.
 
 
Para ela, o processo de seleção foi bastante rigoroso. Os cargos de analista exigiam dos candidatos a realização de provas objetivas e de uma dissertação, ambos em uma mesma fase. Gizélia acredita que o mais difícil foi "lidar com o tempo da prova para responder todas as questões objetivas e ainda elaborar uma redação”. 
 
Que tal melhorar sua preparação para as provas de redação? Confira o manual de sobrivência para a hora da redação

Rotina de trabalho e salários são alguns atrativos do Tribunal

A servidora já havia trabalhado no Tribunal de Justiça. Por conhecer a rotina com processos, o TRT-SP a atraiu, além de ser um órgão federal com salários superiores aos pagos pelo Estado. "O trabalho em tribunal é diferenciado, sendo um dos melhores empregos no serviço público", garante.
 
 
Gizélia de Deus não se arrepende de sua escolha. Mas explica que há ciclos de motivação no trabalho. Ela, contudo, acredita que o serviço público ainda é um bom caminho para seguir.
 
"Em qualquer lugar que seja, sempre acontecerão problemas de trabalho. Portanto, escolha a área que seja de sua maior identificação, tenha disciplina no estudo e não desista até conseguir”, orienta a analista judiciária do TRT 2. 

Nesse Especialista, saiba quais concursos de TRT's estão previstos 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Inicie sua preparação para o concurso TRT-SP 2018 

PLAYLIST

Reprodução automática

Notícias

Concurso TRT-SC - Língua Portuguesa - Figuras de Linguagem

Duração: 01h51

218 exibições

Disciplina: Disciplina

Professore(s):

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR




ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR


Por: Bruna Somma - [email protected]

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações