Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Bullet Journal para concursos: o que é e como fazer

Bullet Journal para concursos: o que é e como fazer

Resumo: Pensando na praticidade para planejar e gerir as horas, a FOLHA DIRIGIDA organizou o Bullet Journal para Concursos. Neste, você, concurseiro, poderá criar seu próprio gerenciador de tempo e produtividade para a preparação de provas do concurso público que está estudando. Veja como fazer o seu!


Pensando na praticidade para planejar e gerir as horas, FOLHA DIRIGIDA organizou o Bullet Journal para Concursos. Neste, você, concurseiro, poderá criar seu próprio gerenciador de tempo e produtividade para a preparação de provas do concurso público que está estudando. Além disso, todas as áreas da sua vida também poderão ser inseridas no mesmo caderno compacto.
 
O Bullet Journal, apelidado carinhosamente de Bujo, tem adeptos de todo o mundo. O método, que tem por objetivo principal "acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro", foi criado pelo designer Ryder Carroll para ser uma ferramenta de organização e gestão de tempo. Com ele é possível ter uma perspectiva clara de todos os compromissos agendados, tarefas do mês, semana, dia e outras diversas funcionalidades.
Com o Bullet Journal para concursos, é simples gerenciar aulas, leituras, resolução de exercícios, simulados, filmes assistidos, videoaulas, leituras complementares e muitas outras coisas que merecem a atenção de quem estuda para concursos. "É um verdadeiro controle do processo de preparação e de sua evolução", indica Letícia Nobre, que é coach especializada na área de concursos públicos, certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching e editora-chefe do SOS Concurseiro.
 
Leia também: 
 
Para a coach, ter um planejamento fixo e sem flexibilidade é como pedir para se frustrar por não conseguir alcançar as metas. Para os concurseiros, a primeira vantagem do método, de acordo com Letícia, é a integração. "Ver a vida por inteiro é excelente. Estudo, trabalho, atividades domésticas, atividade física ou faculdade. Tudo o que está em sua vida pode estar em seu Bullet. Até lista de compras e controle financeiro podem ser contemplados."

Como fazer um Bullet Journal para concursos

Assista ao passo a passo:

Camila Bisson, animadora, ilustradora, designer, pesquisadora e colunista na WoWGirl, preparou um vídeo com todas as etapas de criação do bullet journal para concursos. "Acho que a flexibilidade do método é a parte mais bacana.  Consigo ter as informações que preciso, dispostas do jeito que preciso", conta. Veja como é simples criar seu próprio caderno de planejamento:
 

Na prática...

A coach Letícia Nobre listou maneiras de distribuir as páginas de seu Bujo. Quer saber mais? Vamos lá!

Passo 1:

Escolha onde irá fazer. O ideal é um caderno pequeno que caiba na bolsa ou mochila, mas há possibilidade de usar uma plataforma tecnológica como Evernote ou OneNote para acesso por meio eletrônico. O importante é poder tê-lo sempre à mão.

Passo 2:

Defina o que será gerenciado. A sugestão é que englobe toda a vida e não só os estudos. Até porque um concurseiro tem diversos outros papeis e responsabilidades, mesmo aqueles que se dedicam integralmente aos estudos.

Passo 3:

Crie regras de preenchimento. Defina que categorias serão criadas, que espaço vão ocupar e quais serão seus símbolos. É bom rascunhar essas regras de preenchimento antes de começar, lembrando que a prática vai permitir evoluir essa classificação sem que seja necessário refazer o bullet journal desde o início. Com a soma do passo dois e três será possível criar o índice.

Passo 4: 

Crie o hábito de preencher todos os dias. Para ser eficiente, deve estar sempre com quem usa, consultado e receber novas informações ao longo do dia. Para isso, é necessário criar o hábito, o que exige um pouco mais de esforço no início.

Como é ter um Bujo?

 
✔ Ter a vida e os estudos organizados em um só lugar;
✔ Simples e totalmente personalizável conforme a vida e preferência de cada um;
✔ Fácil de carregar para todos os lugares, sem necessidade de acesso à internet;
✔ É rápido: basta escrever. Eventuais decorações são opcionais;
✔ Fácil de implementar: qualquer caderno pode ser transformado em bullet journal.
 
✚ Exige disciplina e o hábito de anotar todas as informações;
✚ Se houver muita decoração pode demorar mais para ser preenchido;
✚ Não há backup, apesar de haver possibilidade de pesquisa por meio do índice. Para resolver esse aspecto, use meios digitais, como Evernote ou OneDrive;
✚ Informações podem ficar espalhadas por serem ligadas aos dias;
✚ Não tem integração com calendários online;
✚ As informações podem se perder caso você fique sem o caderno ou o jogue fora.
 

Como montar um Bullet Journal para concursos

Por: Priscila Gomes - [email protected]

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações