Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concursos TRTs: dicas de preparação com a Concurseira de Tribunal

Concursos TRTs: dicas de preparação com a Concurseira de Tribunal

Resumo: Seis TRTs, em regiões do Brasil, preparam concursos 2018. Confira dicas de planejamento e estudos com Anike Ferreira, a Concurseira de Tribunal.


Se o seu sonho é ser aprovado em um concurso de tribunal, o ano de 2018 traz boas oportunidades. Neste ano, devem ser realizados concursos para tribunais de justiça, tribunais regionais eleitorais, para o Superior Tribunal de Justiça e para tribunais regionais do trabalho. Os TRTs, inclusive, serão um dos destaques de 2018, com seleções para diversas localidades do Brasil.
 
Até o momento, já estão previstos os concursos para o TRT1 (Rio de Janeiro), TRT2 (São Paulo), TRT6 (Pernambuco), TRT15 (Campinas) TRT17 (Espírito Santo) e TRT18 (Goiás). Veja a lista de concursos tribunais 2018.
 
Apesar das diversas opções de tribunais que os concurseiros terão este ano, passar em um concurso do poder judiciário não é uma tarefa fácil. Por isso, uma preparação intensa é fundamental. 
 
@concurseiradetribunais
Anike Ferreira @concurseiradetribunal
(foto: Divulgação)
Para dar dicas de planejamento de estudos e contar um pouco de sua experiência, FOLHA DIRIGIDA conversou com a concurseira Anike Ferreira, dona do perfil do Instagram @concuseiradetribunal.
 
Ela, que estuda para o cargo de analista judiciária - área administrativa, mas já possui uma aprovação no TRT 8 para o cargo de técnico judiciário, conta alguns de seus métodos de preparação. Saiba ainda como estudar para concursos de tribunais.

Começar a estudar para concursos TRTs

Segundo Anike, normalmente, sua preparação para o concurso começa estudando as matérias que tem mais dificuldade, por exemplo, Administração Pública e as matérias mais específicas de analista. 
 
No entanto, ela lembra que o candidato não pode perder de vista todas as outras. "Acredito que mantendo um cronograma com todas as disciplinas e com consistência, estudando todas as matérias na semana, seja uma boa tática", diz.
 
As matérias mais comuns em TRTs:
 
Gerais: 
•Português;
•Administrativo Constitucional;
•Direito do Trabalho;
•Processo do Trabalho;
 
Específicas de cargos:
•Gestão pública;
•Regimento interno;
•Informática;
•Raciocínio Lógico.

Técnicas de estudo para concursos TRTs

Fazer muita revisão, fazer muitas questões e conhecer o perfil das bancas são os três conselhos fundamentais para quem está em busca de uma aprovação em tribunal, é o que afirma Anike. 
 
"Bancas diferentes de Cespe e FCC têm sido responsáveis por estes concursos. Por exemplo, agora no Rio de Janeiro, para o TRT1, foi a escolhido o Instituto AOCP, então o concurseiro tem que se adequar e conhecer a banca", explica. 
 
Outra dica é fazer simulados, pois as bancas estão vindo com perfis diferentes diminuindo o tempo de prova. Então o simulado é importante para o candidato aprender a controlar o tempo e se adaptar as horas que terá para responder a prova. 
 
Segundo a concurseira, também é válido fazer redação e não deixar nenhuma matéria de fora do plano de estudos "Já fiquei fora de um TRT por ter errado todas as questões de Informática. Então não subestime nenhuma matéria, por mais simples que ela pareça para você", conta. 
 
Também está estudando para analista judiciário, assim como a concurseira? A FOLHA DIRGIDA, em parceria com o Coach de Concursos, te ajuda a descobrir como está seu nível de conhecimento nas matérias principais para analista judiciário com um simulado gratuito!

Planejamento de estudos para tribunais

Por serem concursos exigentes e cobrarem diversas disiciplinas, os candidatos devem ter um planejamento de estudos para cobrirem todas as matérias do edital. Para não se perder nesta tarefa, Anike aconselha a fazer um cronograma, tanto de estudos, como de revisões. 
 
"Existem aplicativos, planilhas e diversas maneiras para montar um planejamento. Para mim, funciona colocar no papel. A pessoa deve procurar o método que é mais funcional para si e efetivamente utilizá-lo. Não adianta querer ter 20 formas de se planejar e não colocar nenhuma em prática", diz. 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Tempo de estudo para concursos TRTs

A concurseira, que divide seu tempo entre trabalho e estudo, conta que se dedica de cinco a seis horas diárias à preparação. Porém, recomenda que a pessoa se planeje dentro do seu tempo disponível, contanto que não deixe nenhuma matéria do edital de fora. 
 
Sobre a divisão das horas, ela informa que divide por duas matérias por dia e ainda faz exercícios. No entanto, aconselha que esses exercícios não devam ser feitos logo assim que terminar de estudar, pois dá a falsa impressão que já sabe tudo.
 
Ela conta que não para a preparação nem aos domingos. "Geralmente nesse dia me dedico a alguma matéria que não dei conta durante a semana, e também em fazer redação, estudar Atualidades, temas gerais e temas que irão me ajudar a elaborar as redações ou estudos de caso", comenta. 
 
Como conselho final, a @concurseiradetribunal recomenda adequar a preparação à rotina. "Não tenho uma rotina perfeita. Como todo mundo tenho contratempos e, às vezes, em vez de seis horas, só tenho três pra estudar. Então essas três horas tem que render muito", diz Anike. 

Comece a preparação para concursos TRTs

Disciplinas como Direito do Trabalho, Direito Constitucional e Português costumam ser comuns em concursos de tribunais. Confira mais abaixo dicas de preparação nesta área e antecipe seus estudos. Mas, antes, aprenda a estudar para concursos públicos. 

PLAYLIST

Reprodução automática

Notícias

Como estudar para concursos - Começar do Zero

Duração: 00:26:35

33 exibições

Disciplina: Disciplina

Professore(s):

Notícias

Como estudar para concursos - Leitura Dinâmica

Duração: 00:13:40

48 exibições

Disciplina: Disciplina

Professore(s):

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR






Por: Fernanda Gomes - [email protected]

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações