Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Encontro de blogueiros: inspiração de quem está no mesmo barco

Encontro de blogueiros: inspiração de quem está no mesmo barco

Resumo: Conheça a história de blogueiros concurseiros que compartilham a rotina de estudos para concurso diariamente.


Passar em um concurso público é o sonho de milhares de pessoas por todo o Brasil. Como estudar para concurso? Como passar? Como funciona? Como se preparar? Como começar a estudar? Essas são apenas algumas das perguntas feitas por quem busca ingressar na carreira pública.
 
No último sábado, dia 11 de novembro, 15 representantes especiais desses candidatos reuniram-se no 1º Encontro de Concurseiros do Rio de Janeiro, promovido pela papelaria Ipanema Papéis. Além do foco nos estudos, esses 15 concurseiros têm algo mais em comum: todos são blogueiros, ou melhor, influenciadores digitais no universo dos concursos. 
 
encontro de concurseiros no rio
15 blogueiros reuniram-se em evento no Rio para trocar
informações sobre concursos (Foto: Larissa Siqueira)
 
 
A FOLHA DIRIGIDA Online também esteve lá e bateu um papo com eles, que contaram sobre suas escolhas e falaram sobre os perfis públicos: @layconcurseira; @ritmodeconcurseira; @kiridinhaconcurseira; @confissoesdeconcurseira; @fiaconcurseira; @biomed_studygram; @carla_gabola; @felixconcurseiro; @concurseiradetribunal; @academicaconcursando; @isabellaplaneja; @residencia.fisio; @sonhompe; @destino.concursada; @_belanaposse.

Mudanças fazem parte da rotina dos concurseiros

Uma vaga na carreira pública judiciária é o principal foco da maioria desses concurseiros. E mesmo sendo a maioria do Rio de Janeiro, o estado não é o único destino desses estudantes. Prestar concurso em outros estados para alcançar o objetivo máximo também está nos planos. 
 
 
Entre esses blogueiros, ou melhor, instagramers, alguns já são servidores e inclusive se mudaram de cidade para tomar posse. Foi o caso de Thais Tomaz, @confissoesdeconcurseira, que nasceu em Fortaleza mas hoje é servidora do IBGE no Rio de Janeiro.
 
A advogada pública Isabella Almeida, @isabellaplaneja, veio de Minas Gerais para o Rio. Isabella, inclusive, já é autora de livro sobre o tema: "Concursos Públicos: Planeje sua Aprovação", da Editora Método.
 
A servidora do Ministério do Trabalho Rosangela Eufrasio, @ritmodeconcurseira, é também uma concurseira que veio de outro estado, dessa vez de Natal, no Rio Grande do Norte. Já Dilene Lima, @fiaconcurseira, veio de Pernambuco e tenta uma vaga no serviço público do Rio.
 
Quer fazer como as meninas e também estudar para outros estados? Você pode aprender como ser um concurseiro itinerante neste e-book gratuito

Um sonho em comum: estudar para concursos

Passar em concurso público é uma meta que começou com o sonho de estudar para concursos. Muitas vezes, sonho que veio desde pouca idade. Simone Miranda, @kiridinhaconcurseira, conta que deu seu primeiro passo lá no pré-vestibular. Iniciou com as provas da AFA, mas acabou desistindo para seguir na carreira de Direito. Desde então, os processos seletivos não pararam mais.
 
Felipe, @felixconcurseiro, é de São Paulo e diz que sempre admirou a carreira pública. Sua formação em Direito permite fazer parte disso, já que são inúmeras as possibilidades para essa área. Isabela Loureiro, @_belanaposse, já ingressou na faculdade de Direito com um foco em mente: concurso para a magistratura.
 
Outra concurseira que foca na área de tribunais é Beatriz Pontes, @academicaconcursando, que busca uma vaga em dos TRTs do Sudeste e do Sul. Beatriz iniciou a vida de estudos para concurso com a área militar, mas depois acabou decidindo focar em tribunais, com o TJ-RJ.

Troca de informações como principal função

Todo concurseiro que se preze segue a @carla_gabola. Conhecida por seus "furos" no meio de concursos, Carla conta que iniciou sua preparação para concursos comprando jornais da área, inclusive a FOLHA DIRIGIDA. Foi aí que começou a estudar e sua primeira experiência foi na prefeitura de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 
 
O perfil surgiu em outros tempos, ainda na época em que o Orkut era uma das principais redes sociais, até migrar para o Instagram. Quem também usa o perfil virtual para trocar experiências é Layse Santana, @layconcurseira, que foca seus estudos em dois concursos que estão prontos para sair do forno: STM e MPU
 
Ana Paula Costa, @biomed_studygram, estuda Biomedicina e decidiu criar seu perfil para divulgar a Biomedicina no Brasil. Atuando em uma área semelhante, Thami Vieira, @residencia.fisio, compartilha com seus seguidores informações com dicas e materiais para a carreira de Fisioterapia.

Amizades que inspiram e ajudam a motivar

As amigas de Niterói Carolina Castilho, @destino.concursada, e Paula Pecly, @sonhompe, são inspiração uma para a outra. Paula criou seu perfil com referência na amiga Carol, que já havia iniciado sua página para interagir com outras pessoas que vivem no mesmo meio.
 
Anike Ferreira, @concurseiradetribunal, também foi inspirada pela amiga Carla Gabola ao começar seu perfil, em maio deste ano. Anike conta que seus posts são autorais, em sua maioria sobre a vida real de estudante, motivação e desabafo.

Veja como foi o Encontro de Concurseiros

 
Por Érica Bastos - [email protected]
e
Por: Larissa Siqueira - [email protected]

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações