Entrar Assine

Notícia principal

Guia do Concurseiro Iniciante: dúvidas, medos e preparação

Guia do Concurseiro Iniciante: dúvidas, medos e preparação

Resumo: Para concurseiros iniciantes, dar o primeiro passo requer esforço e persistência. Confira o guia completo para quem fará concurso público pela primeira vez.


Não pode ler a matéria agora? Ouça abaixo ou faça o download para mais tarde:
Para concurseiros iniciantes, dar o primeiro passo, requer muito esforço e persistência. Muitos possuem dúvidas e inseguranças, que algumas vezes os fazem desistir. A FOLHA DIRIGIDA preparou um guia completo para quem decidiu fazer concursos públicos pela primeira vez. 
 
Para orientar os candidatos, o coach Igor Lima, da Coach de Concursos e também analista legislativo da Câmara do Rio de Janeiro, explica quais são os primeiros passos do concurseiro iniciante. Ele também analisa todas as possíveis dúvidas e medos de um concurseiro de sucesso. Não deixe de conferir no vídeo mitos e verdades a respeito do concurso público. Vamos às dicas!
 
Antes, é necessário que o indivíduo veja se está ou não descontente com sua situação atual e se encontra no concurso público o meio para atingir seus objetivos, desejos e necessidades, que vão desde a estabilidade financeira até a aquisição de bens materiais. Se a resposta for positiva, aí sim, o individuo pode começar a investir em seleções. Descubra, então, o que é e como funciona o concurso público.
 
dicas para o concurseiro iniciante

Primeiros passos do concurseiro iniciante

Para o coach, são três passos essenciais que o concurseiro iniciante deve ter mente. O primeiro é definir o foco de estudo. Confira um depoimento de quem com, foco e perseverança, chegou lá. Agora, para auxiliar essa definição, três perguntas são primordiais: 
 
1. Em que órgão quero trabalhar? Tente projetar quais conquistas pretende obter e se este órgão possibilitará isto;
2. Qual cargo desejo passar? É importante para conhecer a atividade (rotina, carga horária ou até localidade do trabalho) e suas peculiaridades, se existe realmente uma identificação e se seus desejos e necessidades serão atendidos;
3. Quanto tempo para minha aprovação? Leve em conta a quantidade de matérias cobradas, complexidade de cada uma e esforços físicos e emocionais que serão exigidos.
 
O segundo passo é fazer uma autoavaliação de disciplinas nas quais o candidato teve contato. Por exemplo: se o aluno nunca estudou para um concurso público, não fez faculdade ou curso de especialização, as únicas disciplinas que ele poderá se avaliar serão Português, Matemática e Informática.
 
Nesta etapa, os concurseiros iniciantes devem ficar atentos que quanto maior seu rendimento em uma determinada matéria, menor o número de horas demandadas e maior ênfase nos exercícios. Da mesma forma, quanto menor o rendimento, maior o número de horas demandadas, maior ênfase na teoria. Se esta etapa for cumprida, descanse e passe para uma nova disciplina! 
 
Após a definição da rotina de estudos, o terceiro passo é o estabelecimento de metas (quando começar e terminar cada tópico). Aqui é importante que o estudante se motive a terminar a disciplina no período pré-fixado. Agora que você conhece os primeiros passos do concurseiro de primeira viagem, saiba os cinco passos para a vaga dos sonhos.

Download do Guia do Concurseiro Iniciante

Preparamos um e-book com dicas de estudos para o pré e pós edital que todo concurseiro iniciante pode tomar como base em sua preparação. Lá você encontra um guia de como estudar da melhor maneira para concursos e ainda conferir como entender uma banca. Baixe gratuitamente o pdf do Guia do Concurseiro Iniciante!
 
ebook guia do concurseiro iniciante

3 dúvidas que o concurseiro iniciante pode ter

Igor alerta que o principal erro de concurseiros iniciantes é ver a seleção como uma aventura. É fundamental a criação de metas de curto e médio prazo, para tornar o cumprimento desses objetivos mais tangíveis. Para manter a disciplina e o foco, analise o infográfico abaixo e siga as recomendações!
Por: Laís Gomes - [email protected]

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações